segunda-feira, 14 de março de 2016

CASTELO DO BUGRES

“...perdida entre as brumas, a brisa da montanha espalha pelo arvoredo o segredo do Castelo dos Bugres. A lenda diz que um cavalo branco preso dentro do espinheiral aguarda a descida da ponte movediça que irá permitir a saída do senhor, um cacique que um dia ali penetrou. Enquanto o senhor não sair do castelo não haverá libertação para o pobre cavalo angustiado. O cacique porém, ainda irá permanecer por muito tempo no interior do castelo, enquanto no lado de fora, pela estrada, os apressados irão passando, espreitando a íngreme formação e seu gardião”...
Domingo 13 de março de 2016

Fui acordada bem cedinho pela mamãe com a o chamado "Vamos o Papai já arrumou alguns equipamentos para irmos caminhar", acordei meio sem vontade pois na minha idade gosto de esticar o soninho no domingo, logo partimos para serra de Campo Alegre com objetivo de subir o Mistico Castelo dos Bugres. Exatamente as 10:00 hr estávamos com os pé na trilha, que por sinal estava super enlameada e escorregadia. O começo foi complicado, pois tentávamos não pisar na lama, mas logo tudo virou diversão e a lama fazia parte da aventura, mas após uma hora de caminhada, sobe e desce, escorregões, o cansaço bateu e o tal Castelo não chegava, a motivação era para ver o índio que morava lá no castelo e seu cavalo......mas eu não tinha entendi a primeira frase que papai disse no inicio da trilha, "...conta a lenda que....." bem no finalzinho quase chegando na cume, pedi novamente "Pai será que o índio está lá hoje? Ai com uma nova explicação fui entender o que era uma lenda.....as pernas ficaram mais moles ainda....Pensei comigo fui enganada....mas logo ao avistar a beleza lá de cima, as energia se renovam, as pedras são lindas, e fica o pensamento será ali moravam índios?
Após 4:00 horas de caminhada estávamos novamente no ponto de partida, casados mas de corpo e alma lavada, e felizes por ter conquistado os 998 mts do Castelo dos Bugres.
A formação rochosa que desperta a atenção dos curiosos, constituído por conglomerado, rocha de origem sedimentar de aproximadamente 600 milhões de anos, caracterizada por uma mistura de diversos fragmentos arredondados de outras rochas, envoltos em uma matriz ou cimento.
Desde a sua formação até a atualidade, houveram modificações significativas como movimentações na crosta e alternâncias climáticas que influenciaram os processos de modelagem do relevo, resultando na forma atual, a de um castelo com uma grande torre principal.

Seu nome, traduzido do alemão Das Bugraschloss, gerou muitas lendas com a chegada dos primeiros colonizadores. Acredita-se que os indígenas foram os primeiros freqüentadores da montanha, daí a origem do nome, pois os colonizadores denominavam os nossos índios de bugres.

Existe uma lenda relatada em forma de versos, na edição de 11 de novembro de 1886, do periódico joinvilense Kolonie-Zeitung, que diz o seguinte    “…Existe uma lenda, publicada em um livro intitulado Terra Oca, do autor alemão Reinold Berhnard. Nesta obra do final do século XVII, o autor acredita que a Terra possui entradas para o seu centro, onde há um outro mundo, diferente do mundo externo, e cita que entre o Morro Pelado e o Castelo dos Bugres, existe uma das entradas para o centro da Terra. Segundo relato de moradores locais há muito tempo atrás, foram achados artefatos de cerâmica provavelmente de origem indígena Itararé ou Xokleng na gruta existente no pé da montanha, fato que comprova que a mesma era frequentada antes dos colonizadores. Não se sabe sobre o destino das peças…”

“…Existem lendas em comuns entre esses três montes. Muitas pessoas afirmam que tanto Morro Pelado, como Castelo dos Bugres e Monte Crista, são locais muito visitados por OVNIs. Outra lenda afirma que existem grutas, nos três lugares, e elas dariam acesso ao um mundo subterrâneo. Nesse local haveriam habitantes humanos, que seriam baixos e corpulentos e barbados. O explorador Nilton Machado visitou um túnel perto do Rio Castor, na mesma região e encontrou os homens barbados e uma mulher aparentando ter mais ou menos 20 anos. Ela falou com ele em português e disse ter 2.500 anos…”
“…Haveriam supostos tuneis cujas entradas seriam localizadas no Morro Pelado, Castelo dos Bugres e Monte Crista, estariam interligados, e algumas pessoas afirmam que as três montanhas formam um triângulo, sendo que as arestas entre Castelo dos Bugre – Morro Pelado e Castelo do Bugre – Monte Crista formariam um ângulo reto. E verificando a região através de mapas e também com ajuda do Google Maps e Google Earth, percebemos o suposto alinhamento…”
Durante a trilha pudemos sentir por muitas vezes uma sensação de estarmos sendo vigiados, por muitos pontos os celulares e o GPS não funcionam, também pudemos detectar interferência eletromagnética em alguns pontos da trilha, fazendo com que bussolas girassem sem conseguirem apontar para o norte.:






















Nenhum comentário:

Postar um comentário